Teorias de Evolução do Homem

Olá a tod@s, segue algumas informações para vocês formarem a argumentação para a atividade DISPUTATIO no nosso próximo encontro:

Segue algumas considerações:

Criacionismo e outros conceitos teológicos da evolução

O Criacionismo ou Teoria Criacionista juntamente com as restantes teorias com conceitos teológicos da evolução, pela sua própria natureza, a través da teologia estudam e definem de uma ou outra forma a vida, a origem do homem, o seu destino e, em definitivo, a sua evolução.

A intenção na é a explicação de outras correntes filosóficas ou religiosas com conceitos teológicos da evolução, com maior ou menos grau de influencia do essencialismo ou do evolucionismo, mas sem de expor estritamente outras teorias da evolução e origem do homem de caráter científico.

Ainda que também não se tenha provado cientificamente a não existência de um ser Divino, o criacionismo e estas teorias da origem do homem não têm caráter científico pela própria essência do conceito de ciência; o que não quer dizer que uma pessoa não possa estar convencida da dita existência e não só um ato de fé.

Desenho / design inteligente

Recentemente apareceu o movimento ou teoria do Desenho Inteligente como uma atualizarão ou modernização do Criacionismo; os inícios de dito movimento dão de 1991 ainda que tenha profundas raízes criacionistas e da teoria de Lamarck.

Ainda que não esteja estruturado como uma teoria formal, o referido movimento distancia-se do Criacionismo ou Teoria Criacionista assim que pretende explicar a evolução dentro do âmbito da investigação científica, por isso o separo das teorias propriamente religiosas.


Teoria de Lamarck (Lamarckismo)

Doutrina evolucionista exposta pelo francês Lamarck, em 1809, na sua Obra Filosofia Zoológica.

De acordo com a teoria de Lamarck ou Lamarckismo, a evolução das espécies estaria na seguinte seqüência de fatos:

  • As mudanças ambientais originam novas necessidades.

  • Estas determinam o uso ou desuso de uns ou outros órgãos.

  • Tais órgãos desenvolvem-se ou atrofiam, respectivamente.

  • Os caracteres assim adquiridos são hereditários.

Esta teoria era portanto também uma teoria sobre a origem do homem.



A teoria de Lamarck ou lamarckismo costuma condensar-se na frase: a função cria o órgão e a herança fixa a mudança nos descendentes.


Teoria de Darwin da seleção natural

Teoria biológica da seleção natural exposta pelo naturalista inglês Charles Robert Darwin na sua obra fundamental A Origem das Espécies, em 1859.

Em relação à doutrina evolucionista de Lamarck, Darwin propôs como motor básico da evolução a seleção natural que se poderia resumit nos seguintes pontos:

  • Os indivíduos apresentam variações.

  • Algumas variações são hereditárias

  • Os indivíduos dotados de variações vantajosas (em relação ao meio, alimentação, sobrevivência, reprodução etc) têm mais probabilidades de alcançar o estado adulto e reproduzir-se, a prole herdando essas variações vantajosas será bem sucedida e estas características serão mantidas nas populações fixando as características determinadas pelas variações.

Do ponto de vista da filosofia, a teoria da seleção natural de Darwin baseia-se na corrente denominada emergentismo.

Posteriormente, Darwin acrescentou na sua obra A Origem do Homem e a Seleção Sexual (1871) um novo fator, a seleção sexual, mediante a qual as fêmeas ou os machos escolhem como casal os que apresentam qualidades mais atrativas.


Fonte aqui



0 comentários:

Postar um comentário