Uma figura ímpar na Biologia evolutiva e divulgação científica.
Stephen Jay Gould (Nova Iorque 10/09/1941 - 20/05/2002) foi um paleontólogo e biólogo evolucionista dos EUA. Foi também um autor importante no que diz respeito à história da ciência.
Gould formou-se em geologia em 1963, pelo Antioch College e em 1967 concluiu seu doutoramento em paleontologia pela Universidade de Columbia. Nesse mesmo ano tornou-se professor na Universidade de Harvard tornando-se professor efetivo em 1973.
Desde de 1973 Gould era o Curador da colecção de Palentologia de Invertebrados do Museu de Zoologia Comparada de Harvard e membro adjunto do Departamento de História das Ciências em Harvard.
Juntamente com Niles Eldredge do American Museum of Natural History, propôs a teoria do equilíbrio pontuado, uma teoria baseada na quase ausência de formas de transição no registro fóssil, o que leva a crer que, ao invés da lenta e gradual evolução através do tempo proposta pelos gradualistas, a evolução se dê através de rápidas mudanças em populações isoladas, seguidas de longos períodos de estabilidade.
Durante 27 anos Stephen Jay Gould escreveu uma coluna mensal -- This View of Life -- na revista Natural History, estas colunas foram transformadas em livros.
Algumas obras:
- Darwin e os grandes enigmas da vida
- O polegar do panda (que atualmente empresta o nome a uma página na internet)
- O sorriso do flamingo
- Os dentes da galinha
- O fascínio do millennium
- A falsa medida do homem
- A montanha de moluscos de Leonardo e a dieta de Worms
- Um ouriço na tempestade
- O Dinossauro no Palheiro
Alguns arquivos de Gould podem ser encontrados no site não oficial, que tem versão traduzida automaticamente pelo Google.
Abraço da Equipe Evolucionando!
0 comentários:
Postar um comentário