O desenvolvimento da ciência é consoante com o desenvolvimento da sociedade! Ou não?


Olá pessoal!

Estentendo aquela conversa sobre os objetivos e meios da ciência, que iniciamos no nosso primeiro encontro, trouxemos um trecho do livo do Gould em que ele fala que a ciência é desenvolvida de acordo com os acontecimentos sociais da época.
Acredito que lendo este breve excerto podemos pensar um pouco mais no contexto histórico dos avanços científicos apresentados por Charles Darwin em sua época.

Boa Leitura!






[...] aqui mudo para a história do pensamento evolucionista, particularmente para o impacto dos pontos de vista políticos e sociais sobre uma ciência supostamente "objetiva". Para mim, porém, é a outra face da mesma moeda - mais uma agulhada na arrogância científica, com o acréscimo de uma mensagem política. A ciência não é uma marcha inexorável em direção a verdade, mediada por uma coletânea de informações objetivas e pela destruição de superstições antigas. Os cientistas como todos os seres humanos, refletem inconscientemente em suas teorias as restrições políticas e sociais de sua época.[...] (GOULD, 1999. p. 5)






-- Muito prazer Gould!


Aproveitando a oportunidade desse canal de comunicação, apresentamos a vocês nosso próximo personagem do curso Evolucionando.

Stephen Jay Gould
Uma figura ímpar na Biologia evolutiva e divulgação científica.





(Aproveite o momento para visitar os sites acessíveis nos links do post! Vale a pena dedicar 5 minutinhos! Boa Leitura!)


Stephen Jay Gould
(Nova Iorque 10/09/1941 - 20/05/2002) foi um paleontólogo e biólogo evolucionista dos EUA. Foi também um autor importante no que diz respeito à história da ciência.

Gould formou-se em geologia em 1963, pelo Antioch College e em 1967 concluiu seu doutoramento em paleontologia pela Universidade de Columbia.
Nesse mesmo ano tornou-se professor na Universidade de Harvard tornando-se professor efetivo em 1973.

Desde de 1973 Gould era o Curador da colecção de Palentologia de Invertebrados do Museu de Zoologia Comparada de Harvard e membro adjunto do Departamento de História das Ciências em Harvard.

Juntamente com Niles Eldredge do American Museum of Natural History, propôs a teoria do equilíbrio pontuado, uma teoria baseada na quase ausência de formas de transição no registro fóssil, o que leva a crer que, ao invés da lenta e gradual evolução através do tempo proposta pelos gradualistas, a evolução se dê através de rápidas mudanças em populações isoladas, seguidas de longos períodos de estabilidade.

Durante 27 anos Stephen Jay Gould escreveu uma coluna mensal -- This View of Life -- na revista Natural History, estas colunas foram transformadas em livros.

Algumas obras:

  • Darwin e os grandes enigmas da vida
  • O polegar do panda (que atualmente empresta o nome a uma página na internet)
  • O sorriso do flamingo
  • Os dentes da galinha
  • O fascínio do millennium
  • A falsa medida do homem
  • A montanha de moluscos de Leonardo e a dieta de Worms
  • Um ouriço na tempestade
  • O Dinossauro no Palheiro

Alguns arquivos de Gould podem ser encontrados no site não oficial, que tem versão traduzida automaticamente pelo Google.




Abraço da Equipe Evolucionando!

A história da Terra em 3 minutos!!!




Vamos dedicar apenas 3 minutinhos pra entender o surgimento e formação do nosso planeta:



Imagens microscópicas e em 3D de insetos e aranhas



Um fotógrafo britânico aposentado registrou, com o auxílio de um microscópio eletrônico, imagens tridimensionais milhões de vezes ampliadas de insetos e aracnídeos, como moscas, pulgas e aranhas-saltadoras.

Steve Gschmeissner, de 61 anos, usou um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) para registrar as criaturas. Esse tipo de equipamento bombardeia o objeto com elétrons, que enviam mensagens de volta para que o microscópio gerando a imagem de alta precisão em 3D.



Quer saber mais?



Espécie de rã é reencontrada 30 anos após ser declarada extinta








Uma espécie de rã que os cientistas consideravam extinta há 30 anos, a ‘Litoria castanea’, voltou a ser localizada, na Austrália. O anúncio do “reaparecimento” foi feito pelo ministro australiano do Ambiente e Mudança Climática, Frank Sartor, nesta quinta-feira (4). Um fiscal de pesca chamado Luke Pearce achou o animal no estado de Nova Gales do Sul. Especialistas confirmaram a existência de uma colônia com cerca de 100 animais.


(Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1515554-5603,00ESPECIE+DE+RA+E+REENCONTRADA+ANOS+APOS+SER+DECLARADA+EXTINTA.html)