Estentendo aquela conversa sobre os objetivos e meios da ciência, que iniciamos no nosso primeiro encontro, trouxemos um trecho do livo do Gould em que ele fala que a ciência é desenvolvida de acordo com os acontecimentos sociais da época.
Acredito que lendo este breve excerto podemos pensar um pouco mais no contexto histórico dos avanços científicos apresentados por Charles Darwin em sua época.
Boa Leitura!
[...] aqui mudo para a história do pensamento evolucionista, particularmente para o impacto dos pontos de vista políticos e sociais sobre uma ciência supostamente "objetiva". Para mim, porém, é a outra face da mesma moeda - mais uma agulhada na arrogância científica, com o acréscimo de uma mensagem política. A ciência não é uma marcha inexorável em direção a verdade, mediada por uma coletânea de informações objetivas e pela destruição de superstições antigas. Os cientistas como todos os seres humanos, refletem inconscientemente em suas teorias as restrições políticas e sociais de sua época.[...] (GOULD, 1999. p. 5)